Definições
(Conforme definido pela Federação Internacional de Sementes)
Suscetibilidade é a incapacidade de uma variedade de planta de restringir o crescimento e/ou o desenvolvimento de uma praga específica.
Resistência é a capacidade de uma variedade de planta de restringir o crescimento e/ou desenvolvimento de uma praga específica e/ou o dano causado por ela, em comparação a variedades de planta suscetíveis, sob condições ambientais e pressão de pragas semelhantes.
As variedades resistentes podem apresentar alguns sintomas ou danos sob condições de alta pressão de pragas. Dois níveis de resistência são definidos.
- Alta resistência (HR): variedades de planta que restringem quase completamente o crescimento e/ou desenvolvimento da praga especificada e/ou os danos que ela causa, sob condições de pressão normal de pragas, em comparação a variedades suscetíveis. Essas variedades resistentes podem, no entanto, apresentar alguns sintomas ou danos sob condições de alta pressão de pragas.
- Resistência intermediária (IR): variedades de planta que restringem o crescimento e/ou desenvolvimento da praga especificada e/ou o dano que ela causa, mas podem apresentar mais sintomas ou danos em comparação às variedades de alta resistência. As plantas de Resistência intermediária apresentarão menos sintomas ou danos graves que as variedades de planta suscetíveis quando cultivadas em condições ambientais e/ou sob pressão de pragas semelhantes.
A classificação da resistência é baseada nos Códigos de Resistência da Federação Internacional de Sementes.
A classificação de resistência é organizada em ordem alfabética, dentro dos grupos de patógenos, seguindo esta ordem: Vírus/Bactérias/Fungos/Nematódeo/Inseto.
A Bayer segue a denominação de cepa comumente usada e as diretrizes da ISF. Como ainda existem diferenças entre as nomenclaturas de cepa, a mais comum da região é utilizada.
Por exemplo:
- Fusarium: Fol:0,1,2 (UE) = Fol:1,2,3 (EUA) é o mesmo que Fol:0-2 (UE) = Fol:1-3 (EUA)
- Verticillium: Va:0/Vd:0 (UE) = Va:1/Vd:1 (EUA)
Para obter mais informações a respeito das definições de resistência, visite aFederação Internacional de Sementes.